Logo - Home Center Castelo Forte

Home Center Castelo Forte:
Tijolo por tijolo, uma empresa em construção.

Reportagem – Élton Skartazini

Quem frequenta Samambaia, Recanto das Emas, Vicente Pires ou Ceilândia, se depara diariamente com um nome comercial em evidência, o Home Center Castelo Forte, seja em outdoors, murais, caminhões, panfletos, anúncios, ou mesmo na fachada das quatro grandes lojas localizadas nestas cidades, onde se encontram mais de 30 mil diferentes produtos para construir, reformar e decorar. É uma empresa que cresce de forma sólida, em consonância com as cidades onde está inserida.

No Distrito Federal, em especial nas cidades mais novas, o que mais se vende é material de construção. Mas por que o Home Center Castelo Forte se destaca entre tantas empresas do ramo?  A resposta está na escalada bem sucedida desta empresa familiar, criada em 05/03/1991, em Samambaia/DF.

A Castelo Forte tem um perfil de atendimento ao público com excelência, justamente por sua origem simples e muito pequena, onde os gestores sempre tiveram e ainda têm contato com os públicos de todas as classes, se envolvendo e tentando conhecer seus anseios e carências, e sempre se esforçando para atendê-los da melhor forma possível, uma meta pessoal!

O Difícil Começo

Os fundadores veem de uma numerosa família de agricultores, sendo que dos 5 irmãos homens, 4 vieram para o DF no fim da década de 80 para trabalharem em lojas de materiais de construção, primeiro como ajudantes e por fim como vendedores, daí, em 1991 fundaram a primeira lojinha, em Samambaia, acompanhando o surgimento daquela cidade.

Este surgimento se deu em um lote alugado, na Quadra 304, com o apoio dos ex-patrões e apoiados num patrimônio de uma moto amassada e uma carroça, sendo esta o primeiro veículo de entrega! 

Em 1992 toda a família se mudou do sítio em Guimarânia/MG, para Samambaia/DF, a fim de juntos somarem forças, e em poucos anos se juntou à empresa o último dos irmãos homens, ainda adolescente. Estava assim definido o time de gestores desse promissor empreendimento familiar.

O começo foi difícil e não gastavam nada atoa. Tudo o que ganhavam deveria ser revertido à empresa. Por exemplo: tomar refrigerante era proibido, porque um refrigerante era o dinheiro de comprar um quilo de pregos que, na loja, em poucos dias se reverteria em mais quilos de pregos. “Essa era a nossa matemática”, explicou um dos irmãos.

A dedicação foi exclusiva. Os negócios prosperaram e, dois anos depois, contrataram os primeiros colaboradores. Em 1993, com o surgimento do Recanto das Emas, abriram uma nova loja, na quadra 109 daquela cidade.

Em 1995 saíram do lote alugado, em Samambaia, e construíram uma loja. Em 1998 inauguraram uma loja ampla e confortável, no Recanto das Emas. Em 2000 mecanizaram as lojas com  empilhadeiras e pás mecânicas, alcançaram médio porte, com autonomia. Em 2002 entraram em cena os computadores, num processo lento, difícil e caro, montaram uma intranet interligando computadores nas lojas, depósitos, departamento de compras,  recursos humanos e contabilidade.

A comunicação com clientes, inicialmente feita com carro de som, faixas, placas e impressos, passou a ser veiculada também pela internet. Em 2005 foi ao ar o site www.casteloforte.com.br. Nos anos seguintes se criou o departamento de marketing dentro da própria empresa, que atualmente interage com profissionais, agências de publicidade, gráficas, veículos de comunicação e diretamente com a comunidade, também acompanhando a mesma tendência, houve o ingresso nas redes sociais!

Até 2008, o que havia eram duas lojas, bem estruturadas e com depósitos mecanizados: uma em Samambaia e outra no Recanto das Emas. Em março de 2007 iniciaram a construção do que é hoje um dos maiores home centers do Distrito Federal, o Home  Center Castelo Forte Samambaia, que inaugurou em 08/09/2008.

A loja da quadra 104, Recanto das Emas/DF, permaneceu no mesmo endereço, mas foi completamente modificada e reinaugurada no início de 2009, tornando-se também home center. Em 2013, depois de negociações, a loja Nova Capital, instalada às margens da Via Estrutural, em Vicente Pires/DF, também virou Home Center Castelo Forte.

Prêmio Revista ANAMACO

O grupo ganhou visibilidade no cenário nacional. Em 2015 o Home Center Castelo Forte apareceu no ‘Top 50’ da 16ª pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção – ANAMACO.

Em 2019, mais um Home Center, agora em Ceilândia-DF, região promissora com amplo potencial econômico para expansão do negócio.

Hoje a empresa conta com mais 350 colaboradores, gerando aproximadamente 620 empregos diretos e mais de 500 indiretos, e tem cadastro ativo de mais de 500 fornecedores de produtos, comercializando uma imensidão de produtos para construir, reformar e decorar, que vão do básico ao acabamento, além de móveis e utilidades para o lar.

As boas relações com clientes e fornecedores são uma das  principais metas do grupo, que trabalha dia a dia em busca de otimização destes pontos.

O Home Center Castelo Forte não visa apenas seu próprio crescimento e lucro, mas se preocupa também com a valorização dos seus colaboradores, com a qualificação dos profissionais da construção civil, com o bem estar das comunidades onde atua e com sustentabilidade, patrocinado cursos de qualificação, projetos ambientais e sociais com regular frequência.